Hipólito Gouveia
A extranet possui em seu bojo características da intranet,
com a diferença de atender a uma audiência que não necessariamente está dentro
da organização. O público da extranet é composto por parceiros e
fornecedores, além de pessoas físicas ou jurídicas que estejam, de alguma forma,
linkadas à instituição mantenedora do instrumento extranet.
Este recurso permite a redução de despesas e a agilização
das comunicações entre audiências de grande pertinência para a realização do
trabalho de relações públicas (PINHO, 2003, p.26).
Tal como a intranet, o acesso à extranet é
exclusivo aos públicos identificados e contemplados pela organização, e
efetuado mediante aferição de senha.
Duas vantagens primordiais da extranet residem na
agilidade e na redução de custos que ela permite (FORTES, 2003, p.283).
Materiais de treinamentos para franqueados ou concessionários, catálogos de
produtos, suporte interativo aos revendedores, dentre outras funções, podem ser
desempenhados por este recurso, sem a necessidade de ônus relativos a
impressões e expensas de postagem.
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