Extranet no contexto da comunicação organizacional



Hipólito Gouveia

A extranet possui em seu bojo características da intranet, com a diferença de atender a uma audiência que não necessariamente está dentro da organização. O público da extranet é composto por parceiros e fornecedores, além de pessoas físicas ou jurídicas que estejam, de alguma forma, linkadas à instituição mantenedora do instrumento extranet.

Este recurso permite a redução de despesas e a agilização das comunicações entre audiências de grande pertinência para a realização do trabalho de relações públicas (PINHO, 2003, p.26).

Tal como a intranet, o acesso à extranet é exclusivo aos públicos identificados e contemplados pela organização, e efetuado mediante aferição de senha.

Duas vantagens primordiais da extranet residem na agilidade e na redução de custos que ela permite (FORTES, 2003, p.283). Materiais de treinamentos para franqueados ou concessionários, catálogos de produtos, suporte interativo aos revendedores, dentre outras funções, podem ser desempenhados por este recurso, sem a necessidade de ônus relativos a impressões e expensas de postagem.  

 
Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias | Waldyr Gutierrez FORTES. Editora Summus.








Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.

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