Anderson Costa
Nestes
tempos de desvairada comunicação via Internet, não há fenômeno semelhante ao marketing
viral na difusão de ideias e marcas. Esse fenômeno possibilita que uma mensagem
se espalhe de forma quase autônoma em relação ao seu autor, de modo
multiplicativo.
A lógica do
marketing viral é simples. Eu escrevo uma mensagem relevante, capricho na
acessibilidade e na fluência do conteúdo, envio para alguns amigos, eles leem,
gostam e repassam para os seus respectivos amigos. Logo, os respectivos amigos
repetem a ação e saem multiplicando a mensagem.
A mesma
fórmula de difusão de boatos também pode fazer efeito a favor dos negócios de
uma organização. O uso do marketing viral já não é propriamente uma novidade. Porém,
não basta escrever qualquer e-mail ou post. A mensagem deve chamar atenção o suficiente para
que seja lida na integra pelo destinatário. Mas não é só. Deve entusiasmar o
leitor a ponto deste repassar o comunicado.
Logo a
mensagem deve ser simples e relativamente pequena. Se o e-mail ou o post for longo, de
imediato boa parte dos que o receberem possuem grandes chances de descartá-lo.
Deve haver alguma utilidade e relevância, ou pelo menos, algo de divertido no
texto. Além disso, é preciso recordar-se de uma premissa básica no uso
institucional do correio eletrônico: não compartilhar do envio de spams.
Também aqui, as postagens devem
ser remetidas apenas para quem deseja recebê-las. Por isso, é preciso escolher
bem os primeiros indivíduos a receberem a mensagem.
Não adianta
enviar o conteúdo para destinatários que não podem amplificar o texto. É neste
ponto que um banco de dados dos destinatários pode contribuir. No cadastro dos
clientes e prospects deve haver um tópico destinado às preferências dos
cadastrados. É por meio dessas preferências que a organização vai selecionar
quem deve ou não receber a mensagem candidata à viralização.
Um
colecionador de selos irá apreciar uma mensagem que verse sobre colecionismo. Eis um público ótimo
para amplificar uma mensagem proferida por uma agência de leilão, ou por uma
casa especializada em filatelia.
Leia mais sobre banco de dados.
A era do marketing viral: como aumentar o poder da influência e criar demanda | Ann O'Reilly. Editora Cultrix.
E-Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros | Tania Vidigal Limeira. Editora Saraiva.
E-Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros | Tania Vidigal Limeira. Editora Saraiva.
E life: ideias vencedoras para marketing e promoção
na web | Alesandro
Barbosa LIMA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.
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