Marketing viral: banco de dados ajuda a viralizar mensagem


Anderson Costa



Nestes tempos de desvairada comunicação via Internet, não há fenômeno semelhante ao marketing viral na difusão de ideias e marcas. Esse fenômeno possibilita que uma mensagem se espalhe de forma quase autônoma em relação ao seu autor, de modo multiplicativo.



A lógica do marketing viral é simples. Eu escrevo uma mensagem relevante, capricho na acessibilidade e na fluência do conteúdo, envio para alguns amigos, eles leem, gostam e repassam para os seus respectivos amigos. Logo, os respectivos amigos repetem a ação e saem multiplicando a mensagem.



A mesma fórmula de difusão de boatos também pode fazer efeito a favor dos negócios de uma organização. O uso do marketing viral já não é propriamente uma novidade. Porém, não basta escrever qualquer e-mail ou post. A mensagem deve chamar atenção o suficiente para que seja lida na integra pelo destinatário. Mas não é só. Deve entusiasmar o leitor a ponto deste repassar o comunicado.

 

Logo a mensagem deve ser simples e relativamente pequena. Se o e-mail ou o post for longo, de imediato boa parte dos que o receberem possuem grandes chances de descartá-lo. Deve haver alguma utilidade e relevância, ou pelo menos, algo de divertido no texto. Além disso, é preciso recordar-se de uma premissa básica no uso institucional do correio eletrônico: não compartilhar do envio de spams. Também aqui, as postagens devem ser remetidas apenas para quem deseja recebê-las. Por isso, é preciso escolher bem os primeiros indivíduos a receberem a mensagem.



Não adianta enviar o conteúdo para destinatários que não podem amplificar o texto. É neste ponto que um banco de dados dos destinatários pode contribuir. No cadastro dos clientes e prospects deve haver um tópico destinado às preferências dos cadastrados. É por meio dessas preferências que a organização vai selecionar quem deve ou não receber a mensagem candidata à viralização.



Um colecionador de selos irá apreciar uma mensagem que verse sobre colecionismo. Eis um público ótimo para amplificar uma mensagem proferida por uma agência de leilão, ou por uma casa especializada em filatelia.


Leia mais sobre banco de dados.


 






A era do marketing viral: como aumentar o poder da influência e criar demanda | Ann O'Reilly. Editora Cultrix.



E-Marketing: o marketing na internet com casos brasileiros | Tania Vidigal Limeira. Editora Saraiva.




E life: ideias vencedoras para marketing e promoção na web | Alesandro Barbosa LIMA. Rio de Janeiro: Alta Books, 2003.







 


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