O recrutamento é o
processo que se dá ato contínuo ao surgimento de uma vaga em uma empresa.
Trata-se da divulgação da vaga, de um convite para que as pessoas interessadas
possam se apresentar como candidatas.
Hipólito Gouveia
Existem várias
formas de se realizar essa divulgação da vaga. Algumas das mais importantes
seguem abaixo.
Cartazes na portaria da empresa: a ideia é divulgar a vaga para os
passantes, ou seja, para aqueles que transitam em frente à empresa. É muito
comum em vitrines de lojas, geralmente com os dizeres: “venha fazer parte da
nossa equipe”.
Apresentação de candidatos pelos funcionários: Alternativa barata
para a empresa, uma vez que os funcionários é quem trazem os candidatos.
Funciona assim: depois de aberta uma vaga, a empresa lança um edital, relativo
ao preenchimento do posto. O edital é divulgado junto aos colaboradores, os
quais são incentivados a indicarem pessoas para o cargo. Para que esta técnica
de recrutamento funcione, todavia, a empresa deve possuir boa reputação perante
o público interno, caso contrário, os funcionários não se sentirão motivados a
indicar um amigo para trabalhar na organização.
Arquivo de candidatos: Muitas organizações mantêm arquivos de
candidatos, aos quais consultam quando surgem vagas. Estes arquivos são
formados pelas fichas dos candidatos que, por algum motivo, não foram
aproveitados em seleções anteriores. Também podem ser compostos por currículos
de interessados, recebidos em fluxo contínuo, ou seja, mesmo quando não há vaga
disponível. Quando finalmente surge a vaga, o arquivo é consultado primordialmente.
Somente se não houver candidato no arquivo, compatível com o cargo, é que a
organização lança mão de outras técnicas de recrutamento.
Visita a escolas: as empresas podem organizar visitas expositivas
às escolas e faculdades, com vistas a convidar os alunos a participarem de
seleções de trabalho e estágio, em muitos casos na própria área de seus estudos.
Anúncios em jornais: as vagas disponíveis podem ser anunciadas pela
empresa em jornais e revistas. É comum vermos anúncios deste tipo nos
classificados, mormente na seção de empregos. Esta alternativa possui uma série
de desvantagens que precisam ser ponderadas. A primeira delas refere-se ao alto
custo para a veiculação do anúncio. Outro problema é a curta duração do impacto
causado pelo anúncio. Como diz o ditado popular, o jornal de hoje é o embrulho
de peixe de amanhã. Um anúncio publicado no jornal de hoje dificilmente causará
qualquer impacto em uma semana. Apesar dos contratempos, esta técnica, não
raro, é utilizada no processo de recrutamento para vagas mais importantes.
Agências de recrutamento: Neste caso, quando surge a vaga, a
empresa contrata uma agência especializada em recrutamento e comunica a vaga
disponível, bem como o perfil desejado e necessário para o preenchimento do
cargo. Aqui se encerra a participação da empresa no processo de recrutamento. Todo
o resto será providenciado pela agência, a qual buscará seu arquivo de
candidatos ou lançará mão de técnicas outras de recrutamento. Por este motivo,
considera-se esta como sendo a técnica que menos envolve a empresa contratante.
Os honorários da agência costumam ser cobrados sobre uma percentagem do
primeiro salário do candidato admitido.
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