Principais técnicas de recrutamento

O recrutamento é o processo que se dá ato contínuo ao surgimento de uma vaga em uma empresa. Trata-se da divulgação da vaga, de um convite para que as pessoas interessadas possam se apresentar como candidatas.
Hipólito Gouveia

Existem várias formas de se realizar essa divulgação da vaga. Algumas das mais importantes seguem abaixo.

Cartazes na portaria da empresa: a ideia é divulgar a vaga para os passantes, ou seja, para aqueles que transitam em frente à empresa. É muito comum em vitrines de lojas, geralmente com os dizeres: “venha fazer parte da nossa equipe”.

Apresentação de candidatos pelos funcionários: Alternativa barata para a empresa, uma vez que os funcionários é quem trazem os candidatos. Funciona assim: depois de aberta uma vaga, a empresa lança um edital, relativo ao preenchimento do posto. O edital é divulgado junto aos colaboradores, os quais são incentivados a indicarem pessoas para o cargo. Para que esta técnica de recrutamento funcione, todavia, a empresa deve possuir boa reputação perante o público interno, caso contrário, os funcionários não se sentirão motivados a indicar um amigo para trabalhar na organização.

Arquivo de candidatos: Muitas organizações mantêm arquivos de candidatos, aos quais consultam quando surgem vagas. Estes arquivos são formados pelas fichas dos candidatos que, por algum motivo, não foram aproveitados em seleções anteriores. Também podem ser compostos por currículos de interessados, recebidos em fluxo contínuo, ou seja, mesmo quando não há vaga disponível. Quando finalmente surge a vaga, o arquivo é consultado primordialmente. Somente se não houver candidato no arquivo, compatível com o cargo, é que a organização lança mão de outras técnicas de recrutamento.

Visita a escolas: as empresas podem organizar visitas expositivas às escolas e faculdades, com vistas a convidar os alunos a participarem de seleções de trabalho e estágio, em muitos casos na própria área de seus estudos.

Anúncios em jornais: as vagas disponíveis podem ser anunciadas pela empresa em jornais e revistas. É comum vermos anúncios deste tipo nos classificados, mormente na seção de empregos. Esta alternativa possui uma série de desvantagens que precisam ser ponderadas. A primeira delas refere-se ao alto custo para a veiculação do anúncio. Outro problema é a curta duração do impacto causado pelo anúncio. Como diz o ditado popular, o jornal de hoje é o embrulho de peixe de amanhã. Um anúncio publicado no jornal de hoje dificilmente causará qualquer impacto em uma semana. Apesar dos contratempos, esta técnica, não raro, é utilizada no processo de recrutamento para vagas mais importantes.

Agências de recrutamento: Neste caso, quando surge a vaga, a empresa contrata uma agência especializada em recrutamento e comunica a vaga disponível, bem como o perfil desejado e necessário para o preenchimento do cargo. Aqui se encerra a participação da empresa no processo de recrutamento. Todo o resto será providenciado pela agência, a qual buscará seu arquivo de candidatos ou lançará mão de técnicas outras de recrutamento. Por este motivo, considera-se esta como sendo a técnica que menos envolve a empresa contratante. Os honorários da agência costumam ser cobrados sobre uma percentagem do primeiro salário do candidato admitido.

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