Psicologia das cores



Priscila Lima

É bem verdade que uma determinada cor pode transmitir sensações diferentes para cada pessoa. Também aspectos culturais influenciam a psicologia das cores. Ainda assim, tradicionalmente, designers e publicitários não prescindem de alguns significados básicos que seriam transmitidos por cada cor.

Azul
Tranquilidade, harmonia, paz, devoção;
Em tons pastéis, ajuda a acalmar. Em contrapartida, em tons fortes, pode levar a depressão e a introspecção.


Violeta e roxo
Sensibilidade, intuição, espiritualidade, bom gosto e sofisticação.

Vermelho
Estimula os sentidos e seduz a mente;
Paixão, drama, vitalidade, energia, emoção;
É estimulante do apetite.

Laranja
Criatividade, divertimento, alegria, humor;
Leva ao otimismo;
Estimula a sociabilização e propicia o movimento e a ação.

Amarelo
Alegre, espontâneo, riqueza;
Estimulante diversificado: induz a criatividade, o intelecto a digestão e a comunicação.

Verde
Equilíbrio, harmonia, honestidade, estabilidade, confiabilidade;
Caridade, compaixão, compartilhamento, esperança;
Confortante, estimula o silêncio.

Preto
Sobriedade, masculino, impessoal, morte, escuridão. Causa o efeito de diminuição dos objetos e de aproximação de superfícies;
Sofisticação e depressão.

Branco
Inocência, fé, pureza, alegria, claridade, higiene, saúde.
Ao contrário do preto, causa o efeito de aumento dos objetos e de amplitude quando aplicado aos espaços.

Leia mais sobre cores.





A cor no processo criativo: um estudo sobre a Bauhaus e a Teoria de Goethe | Lilian Miller Barros. Editora Senac.


Como combinar e escolher cores para o design gráfico | Nick Clark. Editorial Gustavo Gili.




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