Relações públicas junto às agências reguladoras



Hipólito Gouveia

Uma das modalidades mais incisivas de um organograma estatal é a da agência reguladora. No Brasil existem diversas delas. Seus objetivos são claros: regular o setor. A justificativa da existência destes departamentos são plenamente aceitáveis, fazendo-nos crer na sua importância. A elas, a instituição deve satisfação e informação. Informação, aliás, é o que fará a diferença no relacionamento entre a organização e a agência reguladora. O ideal é que a instituição amplie a sua comunicação com as agências estatais, evitando a atitude generalizada de comunicar o mínimo necessário e somente quanto procurada.

Recomenda-se que a empresa trave contatos interpessoais, com o auxílio de impressos, tais como folhetos e revistas institucionais. A abordagem deve trazer dados que digam respeito à preocupação em atender as normas previstas e em antecipar ações que, por tendência, podem vir a ser convertidas em leis. Outro suporte que pode auxiliar no trabalho de relações públicas com o Estado é a Internet. Por meio do site institucional, a organização tem a possibilidade de disponibilizar imagens e informações técnicas que demonstrem suas intenções positivas e a atenção devida à legislação.

Um serviço de subscrição de newsletter pode ser oferecido aos técnicos das agências, com o intuito de levar a eles informações relativas a melhorias no controle da produção e no aperfeiçoamento das ações já adotadas.

Ao exibir interesse em informar, a organização deixa clara a sua posição de respeitadora das normas estabelecidas pela legislação. E mais. Ao obter o aval e a confiança das agências reguladoras, a instituição irá, naturalmente, obter também a confiança de seus clientes.




Lobby - O que é, como se faz: ética e transparência na representação junto a governos | Saïd Farhat. Aberje Editorial



Relações públicas: função política | Roberto Porto Simões. Editora Summus.

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