Monitoramento ambiental: Algo acontece lá fora... E precisa ser conhecido

O contexto político e social precisa ser monitorado


Hipólito Gouveia

Uma organização não pode ter vistas apenas para o seu ambiente interno. Como um subsistema de um sistema maior, que é a sociedade, as organizações – sejam públicas, privadas ou ONGs – devem estar atentas a variáveis externas – por vezes incontroláveis.

Essas variáveis no meio ambiente da organização são de ordens diversas: políticas, econômicas, sociais, legais, culturais, ecológicas e demográficas. Elas representam tendências socioeconômicas que se traduzem em oportunidades ou ameaças. Ou seja, podem indicar caminhos profícuos ou perigosos. A vigilância do contexto do ambiente social é fundamental.

Para monitorar essas variáveis e identificar os níveis de influência que elas exercem sobre a organização, deve-se lançar mão da auditoria social ou monitoramento ambiental – um dos instrumentos mais importantes no universo da comunicação organizacional.

Desastres ambientais são variáveis externas que afetam as organizações
Como se sabe, pesquisas e auditorias são ferramentas imprescindíveis quando se fala de planejamento de programas de ações de relações públicas. Pesquisas e auditorias, também, são importantes por contribuírem no exercício de antecipação de conflitos e de análises de situações problemas.

Os meios de comunicação em geral costumam ser fontes pertinentes para a realização de monitoramentos ambientais e auditorias sociais. O estudo monitorado e contínuo dos meios massivos, segmentados e alternativos, pode fornecer informações bastante úteis sobre o meio ambiente da organização. A auditoria de imagem corporativa também costuma ser apontada como ferramenta para o monitoramento ambiental.




Relações Públicas: processo, funções, tecnologia e estratégia | Waldyr Gutierrez Fortes. Editora: Summus.






Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada | Margarida Maria Kunsch. Editora Summus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!