Website institucional do Grupo Globo |
Hipólito Gouveia
Os textos presentes na página na Internet precisam respeitar
a pressa e a ansiedade habitual dos leitores da rede mundial de computadores.
Devem ser curtos e com frases curtas e na ordem direta (sujeito + verbo +
predicado) (LIMA, 2003, p.83).
O monitor do computador não oferece conforto ao leitor,
diferentemente do suporte papel. A leitura no computador é mais lenta que no
texto impresso. Diante dessa constatação, é recomendado que os textos
produzidos para o site na web sejam mais curtos (PINHO, 2003
p.29).
Ao fim do texto, opções de links para outros escritos, com tema ou assuntos afins ao do
próprio site, podem ser sugeridos.
Caso algum erro seja detectado em meio aos textos do site, esse deve ser corrigido o mais
breve possível (LIMA, 2003, p.93). A depender da gravidade do erro, um pedido
de desculpas pode ser postado junto ao texto corrigido.
O formalismo não é bem aceito entre os internautas. Por esse
motivo, os textos necessitam ser leves e descontraídos. No caso do texto no
contexto do marketing, a mensagem comercial não pode ser explícita. O texto
deve transmitir uma percepção de conteúdo relevante (LIMA, 2003, p.83).
Em função da não-linearidade da apreciação dos conteúdos
presentes na web, não há como saber
quais os textos que serão lidos primeiro pelo visitante. A ansiedade do
internauta faz com que o mesmo fenômeno ocorra dentro do próprio texto. Não se
sabe se o leitor virtual começará pelo meio ou pelo início, por exemplo. A
linearidade não é o forte da Internet. Por esse motivo, Lima recomenda que haja
relativa autonomia em cada trecho do texto (2003, p. 93).
Geralmente, no rodapé das páginas na Internet, ou logo
abaixo do título do texto, coloca-se a data da última atualização. Tal
informação é válida, pois serve de referência para o visitante. (PINHO, 2003,
p. 106).
Todavia, junto aos textos, a datação nem sempre é
necessária. Principalmente se o texto for meramente institucional e atemporal,
não se desatualizando. Já se os textos cobrirem algum evento ou fato, merecem
ser datados (LIMA, 2003, p.93).
Algumas instituições são vítimas rotineiras de boatos
relativos aos seus produtos ou procedimentos. Caso a organização se enquadre
nesse perfil, há a necessidade da criação de uma página com informações
desmentindo boatos. Os boatos costumam espalhar-se com grande velocidade, por
grandes áreas de abrangência. O setor responsável pela comunicação da
instituição com os seus públicos deve estar atento para responder, com
celeridade semelhante, aos rumores infundados (PINHO, 2003, p.178).
As respostas devem ser ágeis, porém discretas. Os conteúdos
antiboatos devem ser publicados em uma página específica do site, destinada exclusivamente para esse
fim.
E.life: ideias vencedoras para marketing e promoção na Web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.
Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para
informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!