O texto na internet no contexto da comunicação institucional

Website institucional do Grupo Globo


Hipólito Gouveia

Os textos presentes na página na Internet precisam respeitar a pressa e a ansiedade habitual dos leitores da rede mundial de computadores. Devem ser curtos e com frases curtas e na ordem direta (sujeito + verbo + predicado) (LIMA, 2003, p.83).

O monitor do computador não oferece conforto ao leitor, diferentemente do suporte papel. A leitura no computador é mais lenta que no texto impresso. Diante dessa constatação, é recomendado que os textos produzidos para o site na web sejam mais curtos (PINHO, 2003 p.29).

Ao fim do texto, opções de links para outros escritos, com tema ou assuntos afins ao do próprio site, podem ser sugeridos.

Caso algum erro seja detectado em meio aos textos do site, esse deve ser corrigido o mais breve possível (LIMA, 2003, p.93). A depender da gravidade do erro, um pedido de desculpas pode ser postado junto ao texto corrigido.

O formalismo não é bem aceito entre os internautas. Por esse motivo, os textos necessitam ser leves e descontraídos. No caso do texto no contexto do marketing, a mensagem comercial não pode ser explícita. O texto deve transmitir uma percepção de conteúdo relevante (LIMA, 2003, p.83).

Em função da não-linearidade da apreciação dos conteúdos presentes na web, não há como saber quais os textos que serão lidos primeiro pelo visitante. A ansiedade do internauta faz com que o mesmo fenômeno ocorra dentro do próprio texto. Não se sabe se o leitor virtual começará pelo meio ou pelo início, por exemplo. A linearidade não é o forte da Internet. Por esse motivo, Lima recomenda que haja relativa autonomia em cada trecho do texto (2003, p. 93).

Geralmente, no rodapé das páginas na Internet, ou logo abaixo do título do texto, coloca-se a data da última atualização. Tal informação é válida, pois serve de referência para o visitante. (PINHO, 2003, p. 106).

Todavia, junto aos textos, a datação nem sempre é necessária. Principalmente se o texto for meramente institucional e atemporal, não se desatualizando. Já se os textos cobrirem algum evento ou fato, merecem ser datados (LIMA, 2003, p.93).

Algumas instituições são vítimas rotineiras de boatos relativos aos seus produtos ou procedimentos. Caso a organização se enquadre nesse perfil, há a necessidade da criação de uma página com informações desmentindo boatos. Os boatos costumam espalhar-se com grande velocidade, por grandes áreas de abrangência. O setor responsável pela comunicação da instituição com os seus públicos deve estar atento para responder, com celeridade semelhante, aos rumores infundados (PINHO, 2003, p.178).

As respostas devem ser ágeis, porém discretas. Os conteúdos antiboatos devem ser publicados em uma página específica do site, destinada exclusivamente para esse fim.






E.life: ideias vencedoras para marketing e promoção na Web | Alessandro Barbosa LIMA. Editora Alta Books.


Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse | J. B. PINHO. Editora Summus.

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