Aloísio Gueiros
Público é um
conceito de agregado social, assim como multidão e massa.
Assim como na
massa, os membros de um público estão unidos por um estímulo, por uma
comunicação recebida. A grande diferença entre público e massa, todavia, está
na forma como ambos reagem à comunicação (ao estímulo).
Enquanto a
reação dos membros da massa remete a teoria hipodérmica, em função de uma
atitude passiva geralmente adotada, os membros do público exprimem a sua
opinião. Ou seja, no público, seus membros não possuem uma atitude passiva.
Pelo contrário, o público possui modos de pensar, agir e sentir que compõem a
opinião pública – conceito importante relacionado diretamente ao público.
É justamente por
ser ativo e ter grande potencial multiplicador que os públicos são de grande
interesse para as organizações. Estas – em diversas circunstâncias, através das
relações públicas – buscam definir os seus públicos e monitorar as suas
opiniões – a opinião pública.
A influência que
um formador de opinião pode ter sobre outros indivíduos chegou a ser tratada
pela abordagem empírica de campo – também conhecida como abordagem dos efeitos limitados (como um contraponto a teoria
hipodérmica, conhecida como teoria dos efeitos ilimitados).
A abordagem empírica de campo apresenta a
noção de fluxo da comunicação em dois níveis (Two-step flow of communication)
inserindo e valorizando o papel que os líderes de opinião exercem na mediação
entre os meios de comunicação e os outros indivíduos do grupo.
Enquanto isso, a
passividade e a dispersão dos membros da massa os conduzem para a incapacidade
de atuar em conjunto de maneira organizada para atingir objetivos comuns. Aqui
não costuma haver expressão nem mesmo para reclamar direitos inerentes e o tipo
de comunicação predominante é aquele veiculado pelos meios de comunicação de
massa. Daí, o porquê do uso sistemático de propaganda de massa na mídia para se
comunicar com a massa. Trata-se de uma experiência unidirecional, um monólogo.
Embora seja
possível reconhecer um processo de formação contínua em direção ao consenso, é
um erro apontar a opinião pública como uma opinião unânime. Quiçá, não é nem
mesmo a opinião da maioria. Isso porque, a opinião pública não consiste em uma opinião, e sim em um composto, formada pelas diversas
opiniões existentes no seio do público.
Esse conjunto de
opiniões, mesmo não sendo uno, contudo, caminha em direção a um consenso.
Consenso este nunca alcançado.
Opinião Pública
| Walter Lippmann. Editora Vozes.
O processo de
Reações Públicas | Hebe Wey. Editora Summus.
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