Público e Opinião Pública

Aloísio Gueiros

Público é um conceito de agregado social, assim como multidão e massa.

Assim como na massa, os membros de um público estão unidos por um estímulo, por uma comunicação recebida. A grande diferença entre público e massa, todavia, está na forma como ambos reagem à comunicação (ao estímulo).

Enquanto a reação dos membros da massa remete a teoria hipodérmica, em função de uma atitude passiva geralmente adotada, os membros do público exprimem a sua opinião. Ou seja, no público, seus membros não possuem uma atitude passiva. Pelo contrário, o público possui modos de pensar, agir e sentir que compõem a opinião pública – conceito importante relacionado diretamente ao público.

É justamente por ser ativo e ter grande potencial multiplicador que os públicos são de grande interesse para as organizações. Estas – em diversas circunstâncias, através das relações públicas – buscam definir os seus públicos e monitorar as suas opiniões – a opinião pública.

A influência que um formador de opinião pode ter sobre outros indivíduos chegou a ser tratada pela abordagem empírica de campo – também conhecida como abordagem dos efeitos limitados (como um contraponto a teoria hipodérmica, conhecida como teoria dos efeitos ilimitados).

 A abordagem empírica de campo apresenta a noção de fluxo da comunicação em dois níveis (Two-step flow of communication) inserindo e valorizando o papel que os líderes de opinião exercem na mediação entre os meios de comunicação e os outros indivíduos do grupo.

Enquanto isso, a passividade e a dispersão dos membros da massa os conduzem para a incapacidade de atuar em conjunto de maneira organizada para atingir objetivos comuns. Aqui não costuma haver expressão nem mesmo para reclamar direitos inerentes e o tipo de comunicação predominante é aquele veiculado pelos meios de comunicação de massa. Daí, o porquê do uso sistemático de propaganda de massa na mídia para se comunicar com a massa. Trata-se de uma experiência unidirecional, um monólogo.

Embora seja possível reconhecer um processo de formação contínua em direção ao consenso, é um erro apontar a opinião pública como uma opinião unânime. Quiçá, não é nem mesmo a opinião da maioria. Isso porque, a opinião pública não consiste em uma opinião, e sim em um composto, formada pelas diversas opiniões existentes no seio do público.

Esse conjunto de opiniões, mesmo não sendo uno, contudo, caminha em direção a um consenso. Consenso este nunca alcançado.

 



Opinião Pública | Walter Lippmann. Editora Vozes.










O processo de Reações Públicas | Hebe Wey. Editora Summus.



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