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Tiago Zaidan
No contexto da assessoria de imprensa de uma organização,
além dos grandes veículos de comunicação, os jornais, revistas e portais
especializados, dirigidos a nichos específicos, não devem ser desprezados. Mesmo
que possuam um público menor que os meios de comunicação de massa.
A mídia especializada, juntamente com os sites de entidades
de setores contíguos ao da organização, fornece dados atualizados que podem
servir para a criação de um gancho que envolva a entidade assessorada.
Para efeito de ilustração, vamos supor que a assessoria
trabalhe para uma biblioteca. São exemplos de entidades contíguas a uma
biblioteca, por exemplo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Associação
Nacional de Livrarias (ANL) e a Associação Nacional do Livro Infanto-Juvenil
(ANLIJ). Algumas destas, aliás, possuem as suas próprias publicações impressas
(jornal, boletim ou revista), para as quais podem ser remetidas sugestões de
pauta por meio de releases.
Com a segmentação dos veículos – cada vez voltados a
interesses de públicos mais específicos – uma pauta de uma organização tem
maior chance de ser aproveitada, pois sempre haverá um nicho que se interessará
pela história. O mesmo aproveitamento pode não ocorrer por um grande jornal,
embora uma citação da organização nos veículos da grande imprensa – mesmo que
através de uma simples nota em coluna – costume ser mais valorizado pelos
clientes das assessorias.
As mídias segmentadas podem constituir-se como pertinentes
obreiras do boca a boca, o qual é capaz de tornar uma mensagem popular em
escala exponencial, conforme esclarece Joe Marconi, no livro Relações públicas
– o guia completo. Ao atingir segmentos de públicos, através de veículos
dirigidos para estas audiências, a mensagem da organização passa a repercutir
dentro de comunidades de interesse específicas, no seio dos quais existem
pessoas mais diretamente interessadas na pauta do que dentre os leitores,
espectadores ou ouvintes de mídias mais generalistas. O impacto será sentido na
medida em que as audiências dos veículos de nicho começarem a amplificar,
através do boca a boca, a mensagem. Assim, a pauta da organização chegará aos
demais públicos.
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