Assessoria de imprensa: Relacionamento com a mídia especializada e dirigida

Crédito: PxHere

Tiago Zaidan

No contexto da assessoria de imprensa de uma organização, além dos grandes veículos de comunicação, os jornais, revistas e portais especializados, dirigidos a nichos específicos, não devem ser desprezados. Mesmo que possuam um público menor que os meios de comunicação de massa.


A mídia especializada, juntamente com os sites de entidades de setores contíguos ao da organização, fornece dados atualizados que podem servir para a criação de um gancho que envolva a entidade assessorada.

Para efeito de ilustração, vamos supor que a assessoria trabalhe para uma biblioteca. São exemplos de entidades contíguas a uma biblioteca, por exemplo, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Associação Nacional de Livrarias (ANL) e a Associação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (ANLIJ). Algumas destas, aliás, possuem as suas próprias publicações impressas (jornal, boletim ou revista), para as quais podem ser remetidas sugestões de pauta por meio de releases.

Com a segmentação dos veículos – cada vez voltados a interesses de públicos mais específicos – uma pauta de uma organização tem maior chance de ser aproveitada, pois sempre haverá um nicho que se interessará pela história. O mesmo aproveitamento pode não ocorrer por um grande jornal, embora uma citação da organização nos veículos da grande imprensa – mesmo que através de uma simples nota em coluna – costume ser mais valorizado pelos clientes das assessorias.

As mídias segmentadas podem constituir-se como pertinentes obreiras do boca a boca, o qual é capaz de tornar uma mensagem popular em escala exponencial, conforme esclarece Joe Marconi, no livro Relações públicas – o guia completo. Ao atingir segmentos de públicos, através de veículos dirigidos para estas audiências, a mensagem da organização passa a repercutir dentro de comunidades de interesse específicas, no seio dos quais existem pessoas mais diretamente interessadas na pauta do que dentre os leitores, espectadores ou ouvintes de mídias mais generalistas. O impacto será sentido na medida em que as audiências dos veículos de nicho começarem a amplificar, através do boca a boca, a mensagem. Assim, a pauta da organização chegará aos demais públicos.

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