Feira e Exposição: as diferenças entre esses dois tipos de eventos

Crédito: Bernswaelz por Pixabay. 
Quem trabalha com planejamento e organização de eventos sabe que evento não é tudo igual. Existem diversas possibilidades distintas de tipologias que podem ser usadas a depender dos objetivos, dos públicos e das demandas.

Certamente já ouvimos falar em Congressos, Palestras, Simpósios, Convenção, Exposição... O que todos eles têm em comum? São todos exemplos de tipos de eventos.  Cada um deles possui características próprias, o que os tornam mais ou menos apropriados para cada situação. O planejador e organizador de eventos deve conhecer cada uma das opções disponíveis para escolher aquela que melhor atenda às suas próprias demandas ou às demandas do seu cliente.

Dentre as tipologias de eventos, há duas possibilidades que, não raro, costumam causar confusão por suas semelhanças. Refiro-me às tipologias FEIRA e EXPOSIÇÃO.

Em termos de estrutura, ambas as tipologias podem contar com stands e exibição de produtos. Mas são nos objetivos de cada uma que reside a diferença fundamental.

Na FEIRA, o objetivo precípuo é o comercial. Organiza-se uma feira para vender produtos e serviços. Quando falamos em feira de automóveis, por exemplo, o objetivo imediato é o de vender carros.

Por outro lado, o objetivo precípuo da EXPOSIÇÃO é o de divulgação e apresentação.

Organiza-se uma exposição para apresentar, divulgar ou promover um produto ou serviço. 

Quando falamos em exposição de automóveis, o objetivo imediato é o de apresentar um acervo de veículos, os quais não estarão à venda no local.

Claro que, em muitos casos (mas não em todos), em última instância, o objetivo final é comercial. Mas observe que, aqui, a venda não ocorre de forma imediata. Os ganhos comerciais que se esperam obter ocorrem de forma indireta. O consumidor teria que procurar a loja que vende os automóveis para comprá-los.

Todavia, é importante frisar que a finalidade indireta de uma exposição nem sempre é comercial. Com uma exposição, o promotor de eventos pode querer também incentivar uma mudança de hábito ou atitude por parte do público. Ou, apenas, apresentar uma coleção por hobby.

No final, tecnicamente, o que de fato a distingue é a ausência de objetivos comerciais DIRETOS, com vendas imediatas.

Exemplo prático

Vamos supor que o seu cliente é um artesão. Ele tem o interesse de organizar um evento que ajude a promover o seu trabalho. Um evento simples. As peças do artesão já são vendidas em lojas específicas. O cliente, portanto, não tem a intenção de vender as suas peças no evento, pois ele não quer concorrer com os pontos de venda parceiros. O objetivo é o de divulgação. 

Neste caso, tem-se uma exposição, ocasião em que se apresenta o trabalho do artesão para que ele se torne conhecido, o que tornaria as suas peças mais valorizadas.

Na mesma linha, e voltando ao exemplo do artesão, quando se organiza uma feira de artesanato, o objetivo imediato é o de se vender as peças confeccionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!