Missão, valores metas e públicos de um novo negócio

Polina Zimmerman | Pexels

Ao decidir se tornar um micro e pequeno empresário no Brasil, é necessário estar atento para algumas orientações de relações públicas, que seguramente, contribuirão com o negócio. Recomenda-se ao empreendedor analisar criteriosamente qual a missão, quais os valores e, finalmente, quais as metas da futura empresa.

Hipólito Gouveia

A missão diz respeito ao papel da empresa na sociedade. A que ela se propõe? Por exemplo, a missão de uma escola de informática pode ser: “lecionar honestamente e a um preço justo, cursos básicos de informática...”. A missão pode ir além, abrangendo inclusive, o público que se espera atingir especificamente: “lecionar honestamente e a um preço justo, cursos básicos de informática ao público de baixa renda”.

Já os valores ditam o modo como a empresa administra sua relação com seus clientes e demais públicos. Vale lembrar que a nomenclatura “públicos” acaba por inserir os funcionários da empresa (público interno), além de fornecedores e demais agentes envolvidos direta ou indiretamente com a organização. A correta definição de valores evitará a famigerada incoerência nos discursos destinados aos seus públicos, indo de encontro à premissa da boa comunicação empresarial, que orienta uma mínima unidade nos meios destinados aos agentes envolvidos com a organização.

As metas são importantes na medida em que – depois de estipuladas – orienta o empreendedor rumo a obtenção de seus objetivos, evitando dispersões que possam vir a dificultar os resultados esperados. Com as metas em mãos, a organização terá mais facilidade para definir e trabalhar suas prioridades.

Mas não é só isso. Deve-se também, traçar uma espécie de mapa, identificando os públicos que se pretende atingir. A depender do porte do empreendimento, a comunidade que cerca a instituição também deve ser contemplada. Manter uma comunicação contínua com os diversos agentes traz bons resultados, sobretudo se tal comunicação for simétrica e de “mão dupla”, ou seja, colhendo e valorizando as opiniões coletadas.

Mesmo depois de elaborado todo o perfil da empresa, o empreendedor deve sempre estar atento às possíveis modificações que possam vir a ocorrer em tais dados. As metas, por exemplo, conforme forem alcançadas, devem – naturalmente – ser substituídas por outras. Novos públicos também poderão ser abarcados com o eventual crescimento da empresa. Por isso, vale revisar periodicamente tais informações.

Obviamente, todo cliente é importante. Todavia, os primeiros clientes conquistados são ainda mais preciosos, sobretudo quando a organização em questão se situa na área de serviços. Os clientes pioneiros devem receber o serviço mais personalizado possível. A preocupação com o bem-estar pós-compra também deve ser considerada e, de preferência, ser estendida aos clientes posteriores. A satisfação dos compradores é o melhor agente propagador da nova organização.

Com esses quesitos claramente definidos, será possível elaborar estratégias bem sucedidas para uma eficiente comunicação institucional.

 

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