Resenha: Comunicação e poder: a presença e o papel dos meios de comunicação de massa estrangeiros na América Latina, de Pedrinho Guareschi.

Doutor Ph.D em sociologia e comunicação pela universidade de Wisconsin e professor e pesquisador da PUC do Rio Grande do Sul, Pedrinho Guareschi é um conhecido intelectual católico empenhado em desvelar os meios de comunicação de massa e os fenômenos sociais que estes causam. Suas análises críticas, permeadas por um entusiasmo militante, expõem questões marcantes que merecem atenção.

Aloísio Gueiros

Em Comunicação e poder, o objeto central de estudo são os grupos multinacionais de comunicação que atuam no Brasil e na América Latina. Dentre os segmentos do setor que foram observados estão conglomerados midiáticos como a Time-Warner (chamada de Time-Life na ocasião da publicação do livro); agências de notícias, como a AP; agências de publicidade, como a McCann Erickson; e até mesmo proprietária de personagens de histórias em quadrinhos, como a Walt Disney. Mas não são apenas as empresas norte-americanas e oriundas dos países dos chamados “países do norte” que são citadas. Dentre as empresas brasileiras de comunicação, o sociólogo dedica sintéticos, porém reveladores, parágrafos sobre o grupo Abril e a tevê Globo.

O laconismo é presença constante nos textos do livro. Trata-se de uma obra simples; um opúsculo, como o próprio autor adjetivou-a. Ainda assim, Comunicação e poder é um ótimo ponto de partida para quem deseja iniciar estudos mais complexos sobre o tema; ou ainda para quem quer ser introduzido no assunto (aspectos políticos e econômicos da comunicação social). Guareschi compila dados pertinentes de livros referenciais de autores respeitados como Armand Mattelart, Luis Ramiro Beltrán, Frantz Fanon e Eliseo Verón, além de referir-se a clássicos como os acadêmicos da escola de Frankfurt e o teórico da ideologia Louis Althusser.

Leitura recomendada: Comunicação e poder: a presença e o papel dos meios de comunicação de massa estrangeiros na América Latina, de Pedrinho Guareschi.

***

Saber editar vídeos abre oportunidades para apresentar o seu trabalho, seus produtos e suas ideias. Existem várias opções de softwares de edição. O software VSDC VIDEO EDITOR FREE, como o nome sugere, é gratuito e livre de cobrança de assinatura. Há também a versão PRO para os que estão dispostos a pagar. Em ambos os casos, trata-se de um software robusto, com recursos variados os quais permitem trabalhos profissionais.  

O curso Introdução ao VSDC VIDEO EDITOR FREE | Passo a passo prático para editar o seu primeiro audiovisual com o VSDC se propõe a conduzi-lo à edição de audiovisuais em poucos passos utilizando seu computador pessoal e o software VSDC EDITOR FREE.
O curso online é composto por vídeos tutoriais que mostram, na prática, como editar e aplicar os principais recursos disponíveis no VSDC VIDEO EDITOR FREE. Conheça o curso, CLIQUE AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!