A prática da entrevista no radiojornalismo

Obama concede entrevista à emissora de rádio na Casa Branca


Anderson Costa 

A entrevista é um recurso basal no jornalismo de rádio. Algumas orientações necessárias devem ser levadas em conta pelos radialistas, inclusive em entrevistas para reportagens.

Uma regra precípua, válida para entrevistas marcadas: o entrevistador não deve fazer o entrevistado esperar. Ou seja, o repórter deve ser pontual.

Outra providência a ser tomada pelo entrevistador é verificar a correta pronúncia do nome do entrevistado. É deselegante proferir o nome de uma pessoa de forma errada. 

O entrevistado deve ser respeitado, motivo pelo qual se recomenda tratá-lo por “senhor” ou “senhora”.

Precauções básicas devem ser tomadas, como por exemplo, verificar o funcionamento do gravador a ser utilizado para a entrevista gravada e contar com pilhas extras.

Por ocasião da edição de entrevistas gravadas para o rádio, recomenda-se deixar claro onde se dá começo e o término da gravação que deverá compor a inserção. Para tal processo podem ser utilizadas as siglas D.I. e D.F., as quais significam, respectivamente, deixa inicial e deixa final.

Artigos relacionados no blog Mercador Comunicação:

Leia outros artigos sobre Rádio e TV no Mercador Comunicação. Clique aqui.

Indicações de cursos:

A plataforma Jornalista PRO é a NETFLIX do profissional de comunicação social. Mantido pela Academia do Jornalista, abriga diversos cursos online voltados para os profissionais da área. Os cursos e atualizações ficam à disposição do assinante do serviço. 

Clique aqui para informações adicionais.

Curso on-line voltado para concursos na área de comunicação social. O conteúdo é fruto da análise de 220 concursos realizados entre 2010 e 2021, e contempla, além dos conhecimentos específicos, os conhecimentos básicos geralmente cobrados: informática básica, raciocínio lógico, português e redação oficial. O curso traz ainda: simulados de conhecimentos específicos com 1.910 questões, simulados de conhecimentos básicos com 950 questões, 692 mapas mentais, jogos de memória com 2.450 flashcards, 452 resumos de livros e 290 artigos em PDF. 

Clique aqui para informações adicionais.


Indicações bibliográficas sobre o assunto:

Manual de jornalismo para rádio, TV e novas mídias | Heródoto Barbeiro & Paulo Rodolfo de Lima. Editora Campus.

Jornalismo e publicidade no rádio: como fazer | Roseann Kennedy & Amadeu Nogueira de Paula. Editora Contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!