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Tiago Zaidan
Além dos cuidados básicos com a redação de um release, a
assessoria de imprensa deve estar atenta à entrega do material nas redações dos
veículos de comunicação. Release, em linha geral, é a nota com a sugestão de
pauta à imprensa. O texto de um release deve contemplar técnicas de fluência na
leitura e a presença das respostas clássicas (o quê? Quem? Como? Onde? Quando?
Por quê?).
Todo o trabalho despendido na produção do release pode ser
recompensado por uma maximização no aproveitamento do material, ou pode
simplesmente perder-se em meio ao turbilhão de mensagens que invadem os
computadores dos jornalistas diariamente. A etapa da distribuição do release para
a mídia tem grande parcela de responsabilidade no destino do informe.
Melhores dias e horários
Quanto ao melhor momento para o envio dos releases aos
veículos de comunicação, Gerson Moreira Lima, no clássico Releasemania: uma
contribuição para o estudo do press-release no Brasil (1985), observa os dias
mais indicados. São eles: terça, quarta e quinta. Nas sextas, sábados, domingos
e segundas não se costumam aproveitar os releases com a mesma disposição dos
dias que se seguem entre a terça e quinta. Isso porque boa parte do conteúdo
presente nos periódicos do sábado e do domingo é elaborada durante a semana.
Nas vésperas de sua publicação, somente confecciona-se o que é estritamente
necessário.
Já a segunda-feira
torna-se inviável em função do excedente de materiais a ser editado para a
edição de terça-feira.
Em respeito ao horário de fechamento do jornal, na redação,
recomenda-se o envio das notas de assessoria até as 16 horas, sob pena do
aproveitamento do release ser adiado para a edição seguinte.
Uso do email
Graças ao advento do e-mail, o problema da distribuição
calculada foi suprimido. Antes, quando o envio do release para a mídia nacional
era efetuado por correio, a assessoria necessitava ter cuidado para que a
informação não chegasse antes a alguns veículos. Se ocorresse, fatalmente
causaria um desinteresse nos demais que receberiam o informe com defasagem em
relação ao concorrente. Por este motivo, enviavam-se os releases rumo aos
jornais do interior de outros estados com certa antecedência. O objetivo era
fazer com que os releases chegassem às redações com relativa igualdade.
Revistas
Se graças ao advento da Internet os releases podem ser
rapidamente aproveitados pelos jornais, não se pode dizer o mesmo das revistas.
Os parâmetros de tempo para o emprego do informe são díspares. Esqueça a
agilidade dos jornais.
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