Potencializando o release em sua distribuição

Crédito: Pixabay
Tiago Zaidan

Além dos cuidados básicos com a redação de um release, a assessoria de imprensa deve estar atenta à entrega do material nas redações dos veículos de comunicação. Release, em linha geral, é a nota com a sugestão de pauta à imprensa. O texto de um release deve contemplar técnicas de fluência na leitura e a presença das respostas clássicas (o quê? Quem? Como? Onde? Quando? Por quê?). 

Todo o trabalho despendido na produção do release pode ser recompensado por uma maximização no aproveitamento do material, ou pode simplesmente perder-se em meio ao turbilhão de mensagens que invadem os computadores dos jornalistas diariamente. A etapa da distribuição do release para a mídia tem grande parcela de responsabilidade no destino do informe.

Melhores dias e horários

Quanto ao melhor momento para o envio dos releases aos veículos de comunicação, Gerson Moreira Lima, no clássico Releasemania: uma contribuição para o estudo do press-release no Brasil (1985), observa os dias mais indicados. São eles: terça, quarta e quinta. Nas sextas, sábados, domingos e segundas não se costumam aproveitar os releases com a mesma disposição dos dias que se seguem entre a terça e quinta. Isso porque boa parte do conteúdo presente nos periódicos do sábado e do domingo é elaborada durante a semana. Nas vésperas de sua publicação, somente confecciona-se o que é estritamente necessário.
 Já a segunda-feira torna-se inviável em função do excedente de materiais a ser editado para a edição de terça-feira.

Em respeito ao horário de fechamento do jornal, na redação, recomenda-se o envio das notas de assessoria até as 16 horas, sob pena do aproveitamento do release ser adiado para a edição seguinte.

Uso do email

Graças ao advento do e-mail, o problema da distribuição calculada foi suprimido. Antes, quando o envio do release para a mídia nacional era efetuado por correio, a assessoria necessitava ter cuidado para que a informação não chegasse antes a alguns veículos. Se ocorresse, fatalmente causaria um desinteresse nos demais que receberiam o informe com defasagem em relação ao concorrente. Por este motivo, enviavam-se os releases rumo aos jornais do interior de outros estados com certa antecedência. O objetivo era fazer com que os releases chegassem às redações com relativa igualdade.

Revistas

Se graças ao advento da Internet os releases podem ser rapidamente aproveitados pelos jornais, não se pode dizer o mesmo das revistas. Os parâmetros de tempo para o emprego do informe são díspares. Esqueça a agilidade dos jornais.

J. B. Pinho, na obra Relações públicas na Internet: técnicas e estratégias para informar e influenciar públicos de interesse (2003), alerta que os conteúdos das revistas são confeccionados com uma antecedência bem superior à sua publicação. Assim, dificilmente um release enviado hoje, por exemplo, será aproveitado dentro de um mês. 

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