A chamada Comunicação de Massas tem como característica
marcante, o grande alcance e audiência – atingidos via meios de comunicação. A
comunicação de massa é sempre mediada e tem como destinatários a massa anônima.
Justamente por atingir um agregado tão grande de pessoas
(ou, pelo menos, desejar atingir), a mensagem da comunicação de massa procurar
guiar-se por um receptor médio, o que leva, não raro, a nivelar por baixo os
receptores. É preciso fazer chegar a mensagem – enquanto mercadoria – a o maior
número de pessoas. Para tal, torna-se de bom alvitre simplificar a mensagem e
padronizá-la. Em última instância, empobrecê-la.
Estes pontos distinguem a comunicação de massa da chamada
comunicação interpessoal e comunicação institucional. A primeira se faz entre
pessoas, como, por exemplo, em um diálogo entre dois amigos. Já a segunda,
ocorre entre as instituições e os seus públicos. é aquela realizada em profusão
pelas relações públicas, por exemplo.
Enquanto da comunicação interpessoal e na comunicação institucional
– nesta, ao menos em tese – busca-se a unidirecionalidade, ou seja, todos os
implicados na comunicação podem e devem emitir mensagens, na tradicional
comunicação de massa o sentido é unidirecional. Resta, portanto, a audiência,
consumir a mensagem de forma passiva e sem direito significativo de responder
ao emissor.
Quando muito, a resposta permitida ao receptor nas
comunicações de massa, resume-se ao binário sim ou não. Liga ou desliga. Fica
no canal, ou muda. Em todo caso, a experiência com os meios de comunicação de
massa é voluntária.
Teorias da comunicação de massa | Melvin DeFleur & Sandra Ball-Rockeach. Editora Zahar.
Teorias da comunicação de massa | Denis McQuail. Editora Artmed.
Subsídios para uma teoria da comunicação de massa | Luiz Beltrão & Newton de Oliveira Quirino. Editora Summus.
Apocalípticos e integrados | Umberto Eco. Editora Perspectiva.
Teorias da comunicação de massa | Melvin DeFleur & Sandra Ball-Rockeach. Editora Zahar.
Teorias da comunicação de massa | Denis McQuail. Editora Artmed.
Subsídios para uma teoria da comunicação de massa | Luiz Beltrão & Newton de Oliveira Quirino. Editora Summus.
Apocalípticos e integrados | Umberto Eco. Editora Perspectiva.






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