Os avanços da tecnologia – principalmente por meio da
internet – têm acarretado mudanças na economia mundial. Tais modificações
trazem implicações para o varejo e para os profissionais de comunicação social.
Mário Golshimitd
Com as novas mídias – a exemplo das redes sociais – os publicitários, por exemplo,
precisam lidar com um novo fenômeno. Trata-se do fato de que, agora, uma
propaganda oficial pode estar ao lado de um comentário negativo espontâneo de
um usuário insatisfeito.
Tais comentários negativos, no Twitter ou no Facebook, podem
ser viralizados por outros usuários da rede, prejudicando decisivamente a
imagem das organizações. Por isso, mais do que nunca, no contexto da
comunicação publicitária, tem-se tornado importante a atividade do
monitoramento das redes sociais.
Outro ponto importante tem haver com as lojas virtuais –
aquelas que vendem pela internet. Ao contrário das lojas físicas – aquelas
entre quatro paredes, de tijolo e concreto –, as lojas virtuais não possuem
limitação de espaço das prateleiras para exibir mercadorias. Com isso, elas
podem oferecer muito mais produtos e marcas diferentes. Isso tem possibilitado
uma mudança no foco da economia no campo do varejo. Trata-se do aumento das
vendas dos produtos de nicho. São produtos que atendem a pequenas parcelas do
mercado e que, apesar de individualmente venderem pouco, no total (somando-se
todos os produtos de nicho) representam uma soma importante das vendas de uma
loja virtual.
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Chris Anderson |
A partir desta constatação, o norte-americano Chris Anderson
criou, em 2004, o conceito de cauda
longa. Trata-se de uma representação gráfica a qual demonstra que, graças a
internet, está havendo uma mudança na cultura do varejo: de um pequeno número
de produtos que vendem muito no grande mercado para um grande número de
produtos de nicho.
Em outras palavras: antes, nas lojas físicas, eu possuía uma
ou duas marcas que eram responsáveis por 90% das vendas de um segmento de
mercado. Agora, com as lojas virtuais – sem limitação de espaço nas prateleiras
–, eu tenho várias marcas menores, as quais, individualmente vendem pouco.
Somando as vendas de todas as marcas menores (de nicho), no entanto, eu tenho
um percentual maior do que as vendas da marca líder.

The long tail - A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho | Chris Anderson.
Free- Grátis: o futuro dos preços | Chris Anderson. Editora Elsevier.
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