Hipólito Gouveia
O
relacionamento com o público interno é fator decisivo paro o sucesso de uma
organização. São nos recursos humanos de uma organização que residem as
baterias de um empreendimento de sucesso. O gestor deve conseguir o
comprometimento do seu staff.
Uma equipe bem sucedida é fruto de um trabalho
franco e humano do Departamento de Gestão de Pessoas. Um colaborador nunca deve
ser pautado por pressões e repressões. A conquista do comprometimento do
funcionário é o resultado de uma fórmula muito mais complexa.
Um
bom começo é estabelecer valores éticos e transmitir aos funcionários. Todas as
normas gerenciais da organização, as quais o gestor acredita serem fundamentais,
precisam ser passadas ao colaborador no momento de sua contratação e, após a
efetivação do funcionário, por meio de constantes lembretes. A transmissão dos
valores éticos pode ser efetuada por meio de carta de conduta ou carta ética.
Confiança
e missão social
Empresas
com bom ambiente de trabalho prosperam mais. Há um bom tempo, gestores
bem-sucedidos perceberam que a troca de funcionários é dispendiosa. O melhor é
investir na equipe que já se possui. Um grupo satisfeito é um grupo com maior
capacidade produtiva. Por isso a importância de se prestigiar os colaboradores.
Reconhecer publicamente os seus méritos e distribuir elogios é uma estratégia
que sempre funciona. Se houver alguma crítica ou advertência a ser feita ao
colaborador, nunca a faça em público. Questões como estas devem ser resolvidas
entre quatro paredes.
Toda
instituição possui, além da missão de gerar soldos, uma função social, que deve
ser cumprida. As práticas sociais de uma organização começam em suas próprias
instalações, junto aos funcionários. É preciso preocupar-se com os
colaboradores como pessoas.
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