Relacionamento entre gestor e colaborador



Hipólito Gouveia



O relacionamento com o público interno é fator decisivo paro o sucesso de uma organização. São nos recursos humanos de uma organização que residem as baterias de um empreendimento de sucesso. O gestor deve conseguir o comprometimento do seu staff. 

Uma equipe bem sucedida é fruto de um trabalho franco e humano do Departamento de Gestão de Pessoas. Um colaborador nunca deve ser pautado por pressões e repressões. A conquista do comprometimento do funcionário é o resultado de uma fórmula muito mais complexa.



Um bom começo é estabelecer valores éticos e transmitir aos funcionários. Todas as normas gerenciais da organização, as quais o gestor acredita serem fundamentais, precisam ser passadas ao colaborador no momento de sua contratação e, após a efetivação do funcionário, por meio de constantes lembretes. A transmissão dos valores éticos pode ser efetuada por meio de carta de conduta ou carta ética.



Confiança e missão social



Empresas com bom ambiente de trabalho prosperam mais. Há um bom tempo, gestores bem-sucedidos perceberam que a troca de funcionários é dispendiosa. O melhor é investir na equipe que já se possui. Um grupo satisfeito é um grupo com maior capacidade produtiva. Por isso a importância de se prestigiar os colaboradores. Reconhecer publicamente os seus méritos e distribuir elogios é uma estratégia que sempre funciona. Se houver alguma crítica ou advertência a ser feita ao colaborador, nunca a faça em público. Questões como estas devem ser resolvidas entre quatro paredes.



Toda instituição possui, além da missão de gerar soldos, uma função social, que deve ser cumprida. As práticas sociais de uma organização começam em suas próprias instalações, junto aos funcionários. É preciso preocupar-se com os colaboradores como pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!