Características direcionais dos microfones

Os âncoras dos telejornais usam o microfone de Lapela


Anderson Costa

Quanto às características direcionais, os microfones podem ser omnidirecional, bidirecional ou direcionais. 

 As características direcionais dizem respeito ao campo de captação sonora de um microfone.

Os microfones direcionais, por seu turno, se subdividem nos seguintes grupos: cardióide, supercardióide, hipercardióide e lapela. Os microfones do grupo hipercadióide são também chamados de ultradirecional.

Microfone omnidirecional
Em tese, cobre um campo vasto – em um ângulo de 360 graus –, ou seja, em todas as direções.
Microfone bidirecional
Possui dois lados vivos, situados em lados opostos. Ideal, portanto, para a captação de sons em diálogos, em que se têm duas pessoas, uma de frente para a outra, com o microfone no meio.
Microfone direcional
Cardióide
O nome deriva do fato de que seu campo de captação sonora remete ao formato de um coração. São sensíveis aos sons que chegam da frente, mas pouco sensíveis aos sons que chegam de trás. Por eliminarem parte dos ruídos indesejáveis, são recomendados para reportagens externas.
Supercardióide
São ainda mais sensíveis aos sons provenientes da parte frontal.
Hipercardióide ou ultradirecional
Apresenta uma sensibilidade na parte frontal maior que os direcionais cardióides e supercadióides, a ponto de ser apelidado de canhão. Em função da extraordinária sensibilidade de captação frontal, é indicado para tomadas de longa distância. A captação da parte de trás é pequena.
Lapela
Embora seja classificado entre os direcionais, é na verdade um tipo de microfone omnidrecional, ou seja, cobre um campo vasto em todas as direções. Sua particularidade está na delicadeza e no tamanho diminuto, o qual permite que este seja afixada discretamente na lapela de seu usuário. Comum entre os âncoras nas bancadas dos telejornais.

Artigos relacionados no blog Mercador Comunicação:

Sonoplastia no rádio

Rádio: Jingle e Spot


Leia outros artigos sobre RÁDIO E TV no Mercador Comunicação. Clique aqui.

Indicações de cursos:

Curso para criação e administração de sua própria rádio pela internet, sem fronteiras, sem taxas caras, sem problemas de manutenção e com um custo beneficio acessível. Do desenvolvimento, agendamento e atualização de playlists automáticas à realização de transmissões ao vivo de qualquer lugar do mundo com um smartphone. Inclui ainda pack de downloads com 50 vinhetas, pacotes de músicas e pacote de horas certas, dentre outros.

Clique aqui para informações adicionais.



Curso EAD de acesso vitalício e com certificado reconhecido nacionalmente desenvolvido pela plataforma educacional Super Carreira. Dedicado a uma das áreas da comunicação de maior expansão no mercado de trabalho: os podcasts. 

Clique aqui para informações adicionais.







Indicações bibliográficas sobre o assunto:

Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica | Robert Mcleish. Editora Summus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!