Sonoplastia no rádio



Anderson Costa

O som é a matéria-prima do rádio. Convém a um programa de rádio a inserção de elementos sonoros outros além da voz do locutor. Imagine um programa de rádio inteiro somente com a voz do radialista, lendo e comentando as notícias. Seria monótono.
Não é por acaso, portanto, que, no rádio, outras inserções sonoras estão sempre presentes, tais como: música, efeitos sonoros, jingle e spots.

O estudo de tais inserções, a seleção destas e as suas aplicações nos programas radiofônicos recebem o nome de sonoplastia.

Uma sonoplastia muito comum é a música que identifica um determinado programa no início, término e nas chamadas e retornos dos comerciais.

Na passagem entre diferentes inserções sonoras (entre uma música e um spot, entre um jingle e uma música etc.), pode-se lançar mão dos efeitos de fusão ou de sobreposição. 

Na fusão, a passagem de uma inserção sonora para outra é viabilizada pela redução da intensidade de uma das inserções, na medida em quer se verifica a gênese da outra.

Na sobreposição, por seu turno, o que há é a simultaneidade na transmissão de sons diferentes.

Artigos relacionados no blog Mercador Comunicação:

Rádio: Jingle e Spot


Leia outros artigos sobre RÁDIO E TV no Mercador Comunicação. Clique aqui.

Indicações de cursos:

Curso para criação e administração de sua própria rádio pela internet, sem fronteiras, sem taxas caras, sem problemas de manutenção e com um custo beneficio acessível. Do desenvolvimento, agendamento e atualização de playlists automáticas à realização de transmissões ao vivo de qualquer lugar do mundo com um smartphone. Inclui ainda pack de downloads com 50 vinhetas, pacotes de músicas e pacote de horas certas, dentre outros.

Clique aqui para informações adicionais.



Curso EAD de acesso vitalício e com certificado reconhecido nacionalmente desenvolvido pela plataforma educacional Super Carreira. Dedicado a uma das áreas da comunicação de maior expansão no mercado de trabalho: os podcasts. 

Clique aqui para informações adicionais.






Indicações bibliográficas sobre o assunto:

Produção de rádio: um guia abrangente de produção radiofônica | Robert Mcleish. Editora Summus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!