O título e o lead de um Release



Amanda Balls


Um release, assim como uma matéria jornalística, deve, antes de tudo, ter um bom título. O assessor nunca pode se esquecer de que, nas redações, os jornalistas são abarrotados diariamente por uma infinidade de releases, muitos dos quais totalmente imprestáveis, por não trazerem nenhuma informação com valor de notícia. 

Assim, um título bem elaborado pode ser decisivo na leitura da sugestão de pauta remetida.

Passada a leitura do título, o desafio seguinte é fazer o jornalista ler o lead. Este talvez seja o ponto mais crítico, pois o lead (que corresponde ao primeiro parágrafo) é o responsável por capturar a atenção do jornalista para o fato e levá-lo à leitura do resto do texto. 

É no lead que precisam ser respondidas as questões básicas sobre a informação (as clássicas perguntas: o quê? quem?, quando?, onde?, como?, por quê?, quanto?). E tudo isso com clareza e objetividade (atributos que devem persistir por todo o release), e consumindo algo em torno de cinco linhas. É sem dúvida um desafio.

Artigos relacionados no blog Mercador Comunicação:

Leia outros artigos sobre RELEASE no Mercador Comunicação. Clique aqui. 
Leia outros artigos sobre ASSESSORIA DE IMPRENSA no Mercador Comunicação. Clique aqui.

Indicações de cursos:

A plataforma Jornalista PRO é a NETFLIX do profissional de comunicação social. Mantido pela Academia do Jornalista, abriga diversos cursos online voltados para os profissionais da área. Os cursos e atualizações ficam à disposição do assinante do serviço. 

Clique aqui para informações adicionais.






Curso on-line voltado para concursos na área de comunicação social. O conteúdo é fruto da análise de 220 concursos realizados entre 2010 e 2021, e contempla, além dos conhecimentos específicos, os conhecimentos básicos geralmente cobrados: informática básica, raciocínio lógico, português e redação oficial. O curso traz ainda: simulados de conhecimentos específicos com 1.910 questões, simulados de conhecimentos básicos com 950 questões, 692 mapas mentais, jogos de memória com 2.450 flashcards, 452 resumos de livros e 290 artigos em PDF. 

Clique aqui para informações adicionais.

Indicações bibliográficas sobre o assunto:

Manual prático de assessoria de imprensa | Léa Maria Araão Reis & Cláudia Carvalho. Editora Campus.
 
Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática | Jorge Duarte (Organizador). Editora Atlas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!