Amanda Balls
O texto informativo, em estilo jornalístico,
confeccionado pelas assessorias com uma sugestão de pauta e remetido para as
redações dos veículos de comunicação é o que chamamos de press-release.
Trata-se de uma ferramenta básica para quem trabalha em relações públicas e
comunicação organizacional em geral.
O release é um velho conhecido de todos os
jornalistas. Um profissional de imprensa costuma receber diversos desses textos
por dia, especialmente por email.
De forma geral, um release responde as perguntas
básicas: o quê?, quem?, quando? onde?, como?, por quê? e quanto?. Objetividade
e clareza também são atributos comuns aos releases.
Todavia, a despeito de características comuns, além
do release padrão – que pode ser utilizado em praticamente todas as ocasiões –
existem também alguns tipos específicos de release.
São eles:
Dirigido
ou especial: utilizado quando a emissão da pauta é
dada com exclusividade para um determinado veículo, editoria ou jornalista. É
comum quando a pauta é enviada com exclusividade para colunistas. Neste caso, o
release deve trazer a expressão “especial para...”, dando ciência ao
destinatário da exclusividade do material.
De
evento: pode-se dizer que o principal atributo que o
diferencia do release padrão reside no destaque – o final do texto – das
seguintes informações: data, hora e local do evento. Pode ainda constar, no
caso de lançamento de livros, informações como número de páginas e preço do
livro lançado. Nesta circunstância, é conveniente remeter, anexo ao release,
uma cópia do livro.
Televisão:
levando-se em consideração que a televisão é uma mídia que trabalha
essencialmente com a imagem, o release deve trazer indicações de possibilidades
de imagem, o que irá potencializar a sugestão de pauta.
Rádio:
assim como no caso do release para televisão, onde as especificidades do meio
foram levadas em consideração, no press-release para o rádio é pertinente que
seja indicada uma sugestão de entrevista. E que o entrevistado indicado esteja
efetivamente disponível, claro.
De
convocação: em geral esta modalidade de release apenas
complementa, ou reforça, outro anteriormente enviado. Portanto, supõe-se que os
destinatários já possuem ciência do conteúdo. Aqui, trata-se mais de uma
convocação para o evento, cujo convite já ocorreu. É cabível informações
práticas, como as relativas a credenciais, horários etc.
De
cobertura: passado o evento, o acontecimento deste passa a
ser também uma sugestão de pauta, que deve ser remetida especialmente para
aqueles veículos que não compareceram ao evento. Uma mídia com os áudios de
entrevistas e palestras ocorridas durante o evento pode ser remetida para
emissoras de rádio.
Artigos relacionados no blog Mercador Comunicação:
Leia outros artigos sobre RELEASE no Mercador Comunicação. Clique aqui.
Leia outros artigos sobre ASSESSORIA DE IMPRENSA no Mercador Comunicação. Clique aqui.
Indicações de cursos:
A plataforma Jornalista PRO é a NETFLIX do profissional de comunicação social. Mantido pela Academia do Jornalista, abriga diversos cursos online voltados para os profissionais da área. Os cursos e atualizações ficam à disposição do assinante do serviço.
Clique aqui para informações adicionais.
Curso on-line voltado para concursos na área de comunicação social. O conteúdo é fruto da análise de 220 concursos realizados entre 2010 e 2021, e contempla, além dos conhecimentos específicos, os conhecimentos básicos geralmente cobrados: informática básica, raciocínio lógico, português e redação oficial. O curso traz ainda: simulados de conhecimentos específicos com 1.910 questões, simulados de conhecimentos básicos com 950 questões, 692 mapas mentais, jogos de memória com 2.450 flashcards, 452 resumos de livros e 290 artigos em PDF.
Clique aqui para informações adicionais.
Indicações bibliográficas sobre o assunto:
Manual prático de assessoria de imprensa | Léa Maria
Araão Reis & Cláudia Carvalho. Editora Campus.
Assessoria
de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática | Jorge Duarte
(Organizador). Editora Atlas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.
Sua mensagem é muito bem-vinda!