Tipos de release: sugestões de pauta para todas as ocasiões


Amanda Balls

O texto informativo, em estilo jornalístico, confeccionado pelas assessorias com uma sugestão de pauta e remetido para as redações dos veículos de comunicação é o que chamamos de press-release. Trata-se de uma ferramenta básica para quem trabalha em relações públicas e comunicação organizacional em geral.

O release é um velho conhecido de todos os jornalistas. Um profissional de imprensa costuma receber diversos desses textos por dia, especialmente por email.

De forma geral, um release responde as perguntas básicas: o quê?, quem?, quando? onde?, como?, por quê? e quanto?. Objetividade e clareza também são atributos comuns aos releases.

Todavia, a despeito de características comuns, além do release padrão – que pode ser utilizado em praticamente todas as ocasiões – existem também alguns tipos específicos de release.
São eles:

Dirigido ou especial: utilizado quando a emissão da pauta é dada com exclusividade para um determinado veículo, editoria ou jornalista. É comum quando a pauta é enviada com exclusividade para colunistas. Neste caso, o release deve trazer a expressão “especial para...”, dando ciência ao destinatário da exclusividade do material.

De evento: pode-se dizer que o principal atributo que o diferencia do release padrão reside no destaque – o final do texto – das seguintes informações: data, hora e local do evento. Pode ainda constar, no caso de lançamento de livros, informações como número de páginas e preço do livro lançado. Nesta circunstância, é conveniente remeter, anexo ao release, uma cópia do livro.

Televisão: levando-se em consideração que a televisão é uma mídia que trabalha essencialmente com a imagem, o release deve trazer indicações de possibilidades de imagem, o que irá potencializar a sugestão de pauta.

Rádio: assim como no caso do release para televisão, onde as especificidades do meio foram levadas em consideração, no press-release para o rádio é pertinente que seja indicada uma sugestão de entrevista. E que o entrevistado indicado esteja efetivamente disponível, claro.

De convocação: em geral esta modalidade de release apenas complementa, ou reforça, outro anteriormente enviado. Portanto, supõe-se que os destinatários já possuem ciência do conteúdo. Aqui, trata-se mais de uma convocação para o evento, cujo convite já ocorreu. É cabível informações práticas, como as relativas a credenciais, horários etc.

De cobertura: passado o evento, o acontecimento deste passa a ser também uma sugestão de pauta, que deve ser remetida especialmente para aqueles veículos que não compareceram ao evento. Uma mídia com os áudios de entrevistas e palestras ocorridas durante o evento pode ser remetida para emissoras de rádio.

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Indicações bibliográficas sobre o assunto:

Manual prático de assessoria de imprensa | Léa Maria Araão Reis & Cláudia Carvalho. Editora Campus.

Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia: teoria e prática | Jorge Duarte (Organizador). Editora Atlas.



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